Em 2014, é certo mais um Fantasporto. Este ano, o festival internacional de Cinema, que acontece de 28 de fevereiro a 9 de março no Rivoli, conta com a exibição de “cerca de 200 novos filmes, inéditos em Portugal. Entre eles, “dez antestreias mundiais”, lê-se no comunicado da organização, publicado na página de Facebook do festival.

Uma das exibições conta com o israelita “Big Bad Wolves”, de Aharon Keshales e Navot Papushado, classificado pelo realizador Quentin Tarantino como o seu favorito de 2013, segundo a imprensa internacional, depois de o ter visto no festival internacional de cinema de Busan, na Coreia do Sul.

“Fantas Classic’s” com versão especial de “O Feiticeiro de Oz”

Mas a abertura do evento, a 28 de fevereiro, fica a cargo de “Vampire Academy”, uma grande produção dos responsáveis pela série “Twilight”, em estreia nacional. Já o encerramento acontece com “The Railway Man”, de Jonathan Teplitzky, com Colin Firth e Nicole Kidman.

Segue-se a versão restaurada de “O Feiticeiro de Oz”, a obra prima de Victor Fleming, que este ano comemora 75 anos da estreia e será um dos filmes exibidos num dos novos espaços do festival, o “Fantas Classics”. “E Tudo o Vento Levou”, do mesmo realizador, também será exibido, assim como uma série de filmes clássicos.

Mais produção nacional

A programação final só será anunciada em meados de janeiro, mas a organização garante qualidade, mesmo com um subsídio “menor do que o habitual” por parte da Câmara Municipal do Porto, e uma forte presença do cinema português. “Pecado Fatal”, de Luís Diogo, é um dos embaixadores da produção nacional e é um dos concorrentes à competição na Semana dos Realizadores.

Prova disso, é a criação do novo espaço “Cinema Português” e a manutenção da competição nacional para escolas de cinema, que este ano bateu recordes de participação. A já conhecida secção “Orient Express” também marca presença e mantêm-se as parcerias com o Cinanima, o festival Black & White e o Cineclube de Avanca.

Para além do Cinema, outras artes

Para além dos filmes, há ainda “exposições de artes plásticas de Helena Leão e Antónia Gomes” e de fotografia, “sob o tema ‘O Porto’ de Rui Videira, bem como conferências diversas e homenagens várias a anunciar”. A principal destina-se ao produtor Henrique Espírito Santo, que receberá o Prémio Fantasporto. “Um dos mais prolíferos e sensíveis produtores portugueses”, descreve a organização.

Os bilhetes já estão disponíveis e tem um custo de 80 euros até 1 de fevereiro. A partir dessa data, o seu preço aumentará para 100 euros. Já o bilhete normal custa cinco euros.