Por três anos consecutivos, a Fodor’s destacou o restaurante portuense “Barão Fladgate” como um dos cinco melhores do mundo e já não é a primeira vez que tece elogios ao Douro. Por isso, o reconhecimento ao Norte do nosso país pela editora inglesa já não é novidade.

No entanto, este ano, foi a própria editora chefe da Fodor’s Travel, Arabella Bowen, quem escolheu o Vale do Douro como um dos 25 destinos obrigatórios para visitar em 2014. Na “Go List 2014“, que também inclui destinos como a Etiópia, as Ilhas Gregas, Jersey Shore ou Tóquio, a editora descreveu esta como “a mais bela região vinícola do mundo”.

Na página dedicada ao Douro, fala-se ainda do “maravilhoso e selvagem litoral” de “uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo, considerada património mundial da UNESCO”, ainda que continue a ser “uma das jóias menos conhecidas da Europa”.

Mas para além das paisagens e do “acessível, profundo e rico vinho tinto do Douro”, ou os “efervescentes vinhos verdes”, a editora garante que “nenhuma viagem a esta região ficará completa sem um passeio de barco no rio”. Dada a localização do Porto, nascido à beira-mar, “um dia na praia” não fica, “certamente, fora de questão”.

Já a melhor altura para viajar, segundo a especialista, é o Verão. Melhor ainda o mês de setembro, “quando está calor e as vinhas estão carregadas”, sublinha. Ano após ano, a Go List da Fodor’s elege os 25 destinos “a não perder” para inspirar os amantes das viagens. Em 2013, também os Açores integraram a prestigiada lista de destinos imperdíveis.