A Fundação Calouste Gulbenkian quer apoiar “projetos de criação de Cinema, Dança e Teatro que se distingam pelo seu caráter inovador e impulsionador de novas abordagens artísticas”, refere, na página do novo concurso, aberto para o efeito.

Os interessados devem realizar a candidatura online, preenchendo o formulário respetivo (entidade individual/entidade coletiva), que exige mais detalhes sobre o projeto em questão e a estimativa de um orçamento, mesmo que o montante final do apoio financeiro seja depois determinado pela Fundação.

Podem candidatar-se criadores nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal, e estruturas de produção nacionais, mas serão “privilegiados os projetos de criadores em início de carreira, projetos de entidades profissionais, individuais ou coletivas, nos campos da valorização profissional, técnica e artística, criação e internacionalização”, clarifica a Fundação.

Na área de cinema, por exemplo, “são considerados projetos de caráter experimental ou documental, de curta ou longa-metragem”. Em qualquer área, no entanto, “não são contemplados projetos integrados em programas para a obtenção de graus académicos”.

Por fim, todos os projetos aceites “devem obrigatoriamente iniciar-se nos 6 meses subsequentes à data da comunicação do apoio por parte da Fundação” e “não são admitidas candidaturas de entidades que se encontrem em situação de incumprimento injustificado dos registos regulamentares da Fundação”, nomeadamente financeiro. Situações contempladas no regulamento, já disponível online.