De 1 de fevereiro a 31 de março, decorrem as candidaturas às bolsas disponibilizadas pela Comissão Fulbright, uma possibilidade para os jovens portugueses que procuram uma experiência nos Estados Unidos da América. Há bolsas de mestrado e doutoramento para quem quer prosseguir estudos e bolsas de investigação para quem quiser integrar um dos centros de investigação americanos.

A “Bolsa Fulbright para Mestrados e Doutoramentos” tem início no ano académico de 2015/2016 e exige que os candidatos tenham “excelentes conhecimentos em inglês – comprovados com os exames respetivos. No primeiro ano, oferece um financiamento até ao máximo de 25 mil dólares, com a possibilidade de financiamento adicional no segundo e no terceiro ano.

A “Bolsa Fulbright para Investigação” abrange várias áreas, começa já em 2014/2015, tem duração de seis a 12 meses e um financiamento até ao máximo de 10 mil dólares.

Destinada a estudantes, investigadores ou profissionais, a “Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública” conta com o apoio da Fundação Luso-Americana, da Merck Sharp & Dohme, do Pingo Doce e da Novartis. Tem início no ano académico 2014/2015 e uma duração que pode ir dos seis aos 12 meses. O financiamento pode ir até aos 10 mil dólares.

Já a “Bolsa de Viagem Fulbright” destina-se a estudantes que vão frequentar o primeiro ano de um programa de mestrado ou de doutoramento numa universidade acreditada nos Estados Unidos da América, durante o ano letivo de 2014/2015, e providencia uma comparticipação financeira de cerca de 2.500 dólares americanos.

O período de candidaturas a estas bolsas decorre até 31 de março e estas podem ser feitas online, nos links respetivos. Aí, os interessados podem ainda encontrar regulamentos e mais informações específicas para cada uma delas.