Chama-se “Imagine Cup“, é destinado a jovens estudantes de todo o mundo com mais de 16 anos e, este ano, mais uma vez, procura projetos em três categorias: Inovação, Cidadania e Jogos.

Dos Brain Games às Apps for Office, são muitas as áreas que os concorrentes podem explorar. O que interessa, no fim, é que sejam “tecnologias inovadoras que possam mudar o mundo”, ao mesmo tempo que se dá vida “aos sonhos e à imaginação” de jovens criadores, que nem sempre encontram apoio no desenvolvimento das suas ideias.

As candidaturas estão abertas até 7 de abril e, quando acontecerá a primeira eliminatória nacional, em Lisboa. Por fim, Seattle recebe a final global, em julho, e os prémios podem chegar aos 50 mil dólares. Os finalistas têm a viagem gratuita garantida.

Ainda assim, a par dos prémios principais, os estudantes podem ainda competir em desafios online. Este ano, por exemplo, os concorrentes interessados têm até 23 de janeiro para desenvolver uma ideia de aplicação para o Office que lhes pode valer cerca de cinco mil dólares e uma viagem até à Microsoft.

Os estudantes portugueses têm já uma óptima reputação neste concurso. Em 2012, na Austrália, o projeto português “wi-Go“, liderado por Luís de Matos, ficou em terceiro lugar na categoria de desenho de software.

Mais informações de como participar, aqui.