Eggsploitation” é um documentário em torno da indústria da infertilidade e dos riscos de saúde que podem afetar os dadores de gâmetas e vai abrir a quinta edição do CineISPUP, o ciclo de cinema do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). A exibição acontece esta segunda-feira, 10 de fevereiro, às 17h.

Produzido pelo The Center of Bioethics and Culture (CBC), recorre ao relato de mulheres que estiveram diretamente envolvidas na doação de óvulos para retratar um problema real, que se desenrola em espaços invisíveis e “marginais”, mostrando a importância da constituição de bancos públicos de gâmetas. Em 2011, ganhou o prémio de melhor documentário no California Independent Film Festival 2011.

A exibição acontece no auditório do ISPUP, dura cerca de 40 minutos e termina com um debate sobre as questões éticas e científicas do tema, impulsionado por Henrique Barros, Presidente do ISPUP e Isabel Sousa Pereira, diretora do Banco Público de Gâmetas.

A entrada é livre para toda a comunidade da Universidade do Porto (UP).