Está descalço, sem qualquer peça de roupa além de umas cuecas brancas, tem os olhos semicerrados e os braços levantados: é um sonâmbulo a passear pela neve. É tão realista que já assustou as estudantes de Wellesley, uma universidade unicamente feminina em Massachusetts, nos Estados Unidos.

A escultura integra a exposição do artista norte-americano Tony Matelli, no museu da instituição de Ensino Superior, o Davis Museum, e foi colocada na berma da estrada de acesso ao campus. O objetivo é atrair atenções para a mostra, chamada “New Gravity”, que inclui várias trabalhos do autor.

Descontente com a imagem de um homem seminu a vaguear pelo campus, Zoe Magid, uma estudante de ciências políticas, criou uma petição online na qual pede ao reitor da universidade que mude a obra para dentro do museu. “Esta escultura altamente realista transformou-se, em apenas algumas horas, numa fonte de apreensão e medo, espoletando pensamentos sobre ataques sexuais em muitos membros da comunidade do nosso campus”, pode ler-se no texto de apresentação da petição, já com mais de 500 subscritores. “Enquanto que para uns possa ser humorística ou instigante, para muitas das estudantes da Universidade de Wellesley já se tornou numa fonte de stress indevido, a maioria das quais vive, estuda e trabalha neste espaço”.

Sobre a obra, feita de bronze pintado, Matelli disse ao “Washington Post”: “Para mim, é uma escultura sobre estar perdido. Estar deslocado”. Daí que, continua o artista de Chicago, vestir o homem apenas com umas cuecas brancas faça sentido. “Pareceu-me uma coisa natural que ele saísse da cama assim. Em termos de narrativa, funciona”.

“Sonâmbulo”, consideram o reitor da universidade e a diretora do museu, “começou uma conversação fervorosa sobre arte, género, sexualidade e experiência individual, quer no campus quer nos media sociais”, cita o mesmo jornal. Fontes oficiais de Wellesley garantiram que “não se vão ver livres da estátua”, cuja remoção só está prevista para quando a exposição de Matelli terminar.

Tony Matelli: New Gravity” está no Davis Museum até 20 de julho de 2014, com entrada livre e aberta ao público em geral.