“Basicamente, eles vão tomar conta disto. Ou seja, os alunos de Ciências da Comunicação vêm aí, tomam conta disto e, por outro lado, eu recebo uma hora e não trabalho, o que, para mim, é excelente”, graceja Sérgio Sousa, um dos animadores da Rádio Nova, ao explicar uma das iniciativas do órgão de comunicação no Dia Mundial da Rádio, que se assinala esta quinta-feira.

Mesmo com brincadeiras à mistura, pode-se dizer que é isso mesmo que vai acontecer. Entre as 10h e as 11h, todos os conteúdos que estarão no ar, na Rádio Nova, serão da responsabilidade do PortOuvido, o programa de áudio do JPN (ver artigos relacionados, à direita), cuja equipa é composta por estudantes de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (UP).

“A nossa primeira ideia foi fazer um PortOuvido em direto, porque na faculdade não tínhamos tido essa experiência de fazer um direto em rádio. Em conversa com a nossa professora discutiu-se a possibilidade de o fazermos na Rádio Nova, a proposta avançou e eles mostraram-se recetivos”, explica José António Pereira, um dos membros do PortOuvido.

PortOuvido quase de parabéns

Esta emissão especial do PortOuvido ganha outra dimensão a partir do momento em que se sabe que, em março, o programa completa oito anos de existência. Sérgio Sousa considera-o “um excelente sítio para as pessoas experimentarem e aprenderem”, além de fazer referência para a sua importância no jornalismo local.

O medo do silêncio e de a ligação cair

“Isto traz-nos mais responsabilidade. Juntaram-se outros membros à equipa e houve necessidade de criar mais reportagens, fazer uma produção maior”, revela o estudante de jornalismo. E será que está tudo pronto? “O trabalho está todo pronto! Aliás, eu acho que eles não vão longe no jornalismo por causa disso mesmo, porque, nesta área, as coisas são só para amanhã e na semana passada eles já as tinham prontas”, brinca Sérgio Sousa, ao mesmo tempo que reforça a confiança nos aprendizes.

E já que está tudo pronto, o que é que, esta quinta-feira, quem sintonizar o rádio em 98.9 FM poderá ouvir? “Isso não vamos revelar, mas podemos garantir que o programa não perderá a marca do PortOuvido e as rubricas que as pessoas estão habituadas a ouvir, embora com outros apontamentos que também se proporcionarão, porque temos datas importantes, como o Dia Mundial da Rádio e o Dia dos Namorados, que trarão algumas surpresas”, conta ao JPN Telma Alves, outro dos membros do PortOuvido.

A verdade é que, antes de o programa ir para o ar, tudo são rosas. No entanto, o facto de a emissão ser em direto, leva os aspirantes a jornalistas a revelarem alguns receios. Telma Alves, por um lado, diz que o silêncio é o pior que pode acontecer. Por outro, José António Pereira destaca a imprevisibilidade como o maior dos males. Ainda assim, ambos concordam que “vai ser divertido e que, na altura, os nervos vão passar para apenas se desfrutar daquela hora”.