A lista de candidatos a “Melhor Destino Europeu 2014” era extensa e bem composta. Incluía 20 cidades e apenas metade chegaram ao top 10: Viena, Budapeste, Nicosia, Milão, Madrid, Berlim, Roma, Zagreb e a ilha da Madeira. O Porto foi mais além: com 14,8% dos votos, conquistou o primeiro lugar e é por isso o melhor destino turístico europeu deste ano.

A competição era de peso mas, segundo a directora executiva da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN), Helena Gonçalves, esta distinção é apenas “o reconhecimento do excelente trabalho que está a ser desenvolvido no Porto e Norte de Portugal nas várias vertentes do setor do turismo”.

A votação online durou três semanas e foram muitos os esforços para pôr, pelo menos, os portuenses a votar. De flash mobs a vídeos promocionais, era difícil ficar indiferente.

A fórmula resultou e, agora, “a cidade do Porto é, com toda a certeza, o melhor destino europeu para 2014″. Segundo Helena Gonçalves, em comunicado, “a aposta na diversidade e autenticidade da oferta deste destino, o investimento em mais e melhores estruturas de apoio e todo o trabalho de promoção que tem sido feito a nível internacional, mostram os seus resultados e o Porto recebe assim uma distinção mais do que merecida”.

Mas a cidade Invicta não é nova nestas andanças: já tinha conquistado o mesmo título em 2012. No ano passado o Porto não podia voltar a candidatar-se e Istambul levou o galardão, mas este ano, não deu hipótese. Aquando da nomeação para a lista do top 20, a Câmara do Porto e o Departamento de Turismo já haviam destacado a “notoriedade, atratividade e excelência” da cidade enquanto destino turístico, características que parecem fazer jus à realidade.

Agora, o Porto fica em destaque naquela que é considerada a maior página da Internet do Turismo da Europa e Helena Gonçalves acredita que este prémio “vai contribuir decisivamente para ultrapassar a meta de mais 140 mil dormidas de estrangeiros” em 2014.

Porto – European Best Destination 2014 from Atmos Aerial Filming on Vimeo.