A Comissão Europeia e o Serviço Europeu para a Ação Externa estão a receber candidaturas para o programa Jovens Profissionais nas Delegações da União Europeia. Os estágios têm início entre setembro e outubro e duração de nove meses, com a possibilidade de renovação por outros nove meses no ano seguinte. O salário mensal varia entre os dois mil e os três mil euros. As candidaturas devem ser enviadas por e-mail (para [email protected]) ou via postal até dia 3 de março, às 17h (hora de Lisboa).

É exigido que todos os candidatos sejam cidadãos de um país da União Europeia, que tenham cumprido o serviço militar obrigatório e tenham pelo menos o grau de mestre (nas áreas da diplomacia, política, economia, estudos europeus, comunicação, justiça e ambiente).

Conhecer e adquirir experiência no trabalho das delegações e aprofundar o entendimento das políticas externas da UE (com destaque para a Política Externa e de Segurança Comum) são objectivos da promoção destes estágios, como se pode ser ler no site do Serviço Europeu para a Acção Externa.

O domínio das línguas inglesa e francesa são competências necessárias, sendo ainda valorizado o conhecimento de uma terceira língua oficial da UE. Os candidatos que tiverem menos de quatro anos de experiência profissional serão considerados prioritários.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu um documento relativo a estas vagas onde explicita mais informações importantes.