Falta menos de um mês para as candidaturas encerrarem, por isso, é caso para dizer “Hurry UP!”. O inglês de “despache-se”, que serve de designação ao Concurso de Ideias de Emprendedorismo e Inovação Social da UP! Unidade Empresarial de Paranhos, assenta que nem uma luva ao objetivo a que a iniciativa se propõe: “Captar ideias inovadoras ao nível do empreendedorismo social, capazes de contribuir para a resolução de problemas sociais existentes na cidade do Porto, apoiando-as e conferindo-lhes visibilidade”.

Com esta explicação, a organização, partilhada, também, pela Junta de Freguesia de Paranhos e pelo Pelouro do Empreendedorismo, Inovação e Conhecimento, subentende a urgência que existe no surgimento de soluções para muitas das situações nefastas que afetam o dia-a-dia dos habitantes do Porto.

Os projetos que já se “despacharam”

Na primeira edição do Hurry UP!, o vencedor foi o Projeto Caovida, “que visa intervir junto de crianças com obesidade / excesso de peso, olhando para os animais de companhia (cães) como terapeutas auxiliares”.

Na segunda edição do concurso, o prémio foi para o projeto Safe & Sound, “uma ideia que pretende desenvolver e comercializar serviços de redução de riscos e minimização de danos associados ao consumo de álcool e drogas ilícitas em contextos recreativos, cujo público-alvo sejam os adolescentes e jovens”.

Assim, até 14 de março, quem tiver mais de 18 anos de idade, ideias inovadoras e vontade de ajudar a cidade, pode candidatar-se à terceira edição do concurso, individual ou coletivamente (equipas até três elementos). Para isso, é necessário preencher um formulário e esperar que, a 10 de abril, os projetos submetidos sejam finalistas.

Se o forem, serão apresentados, em modo pitch (cinco minutos), aos participantes do III Fórum de Empreendedorismo e Inovação Social, promovido pelo pelouro já mencionado. A decisão estará, portanto, do lado do público. O valor do prémio, esse, poderá ser investido num ou mais projetos, de acordo com perceção da organização da boa aplicação do recurso monetário.