Agricultura e Silvicultura, Ciências do Mar e da Terra, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Química e Farmácia e Farmacologia. É por causa destas áreas de ensino que a Universidade do Porto (UP) é considerada uma das 200 melhores escolas do mundo.

Quem coloca a questão nestes termos é o Quacquarelli Symonds (QS) World University Ranking, na sua edição de 2014. Na categoria “Rankings by Subject” (classificação por área), a UP fica no top 200 mundial naquelas sete áreas de ensino, num total de 30 em análise.

Foi devido aos excelentes resultados verificados nos três parâmetros de qualidade avaliados – reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica – que a instituição saltou para o grupo de elite em causa.

O feito torna-se ainda mais importante quando se percebe que, para a elaboração deste ranking, foram analisados mais 10 mil cursos e três mil universidades de todo o mundo.