O Grande Auditório do Rivoli poderia muito bem não estar preparado para o primeiro filme do quarto dia do Fantasporto. “The Human Race“, de Paul Hough, deixou o público em silêncio durante 90 minutos. A história do filme remonta para o quotidiano de alguns indivíduos, que, após serem encadeados por uma luz branca, são enviados para um mundo paralelo.

O lema “Race or Die” (corre ou morre) situa as personagens numa corrida, em que todos devem lutar pela sua sobrevivência. “Não tocar na relva” e “não ser ultrapassado duas vezes” por outro participante são algumas das regras do jogo, onde a morte alheia ou pessoal é inevitável.

Um filme de ficção científica, que explora a condição humana, e mostra as mazelas e as fragilidades de cada uma das personagens a sangue frio.

O romance misterioso

Soulmate” pode sugerir a ideia de um romance, no entanto, o filme de Axelle Carolyn leva o público para o terreno do mistério e da paixão (desmedida). O espectador acompanha a vida de Audrey, uma mulher viúva que espera encontrar, num velho chalet, a paz de que necessita.

A identificação emocional e a empatia pela personagem principal são imediatas, à medida que as ações de Audrey denunciam a mágoa pela morte do marido. O sobrenatural entra na vida da viúva com o aparecimento do fantasma de Douglas Booth, o falecido proprietário do chalet.

Os mais apressados tenderiam a pensar que se trataria de um cliché de um filme de terror. Porém, ao longo do filme cresce a relação de amizade entre Audrey e Douglas, sendo que o último momento será um amor não correspondido. Unidos na mágoa de terem perdido alguém que amam, o fantasma e a viúva têm muito que os separa.

O retrato de um país

Alexandra Gulea é a realizadora de “Matei Child Miner“, um filme que proporcionou uma visão sobre a Roménia dos nossos dias. O retrato do crescimento de um pré-adolescente demonstra que a realidade europeia não é tão desfasada de país para país. Matei, filho de emigrantes romenos em Itália, vive com o avô e enfrenta as provações de uma adolescência marcada pelo trabalho e pelo sacrifício. A audácia e a bondade são duas das virtudes que ajudarão Matei a enfrentar a morte do avô e a permanecer na Roménia.

Durante a tarde, “Le Dernier Homme“, de Alex Courtière, e “Dark Side of the Earth“, de Acim Vasic, foram as duas curtas-metragens projetadas no Grande Auditório do Rivoli, com o “carimbo” do Fantasporto.