Foi o gosto pelo Instagram e por outras redes sociais de partilha de imagens, aliada à necessidade dos próprios criadores do projeto que os levou a construir o conceito da Onframe. “A nossa geração já não põe fotografias nas paredes. Queremos voltar a coloca-las lá”, afirma um dos seus impulsionadores, Pedro Homem.

“Hoje tiramos mais e melhores fotografias. Mas onde estão realmente se não lhes podemos tocar?”, questionam Domingos Domingues, Pedro Homem, Bernardo Villar e José Diogo Lucena, dois arquitectos e dois designers que arranjaram esta forma de recuperar o lugar da fotografia no espaço doméstico.

As primeiras molduras começaram a ser vendidas em dezembro, depois da angariação de fundos numa plataforma de crowdfunding. As Onframe são pequenas molduras com 14x14cm de medida, sendo que cada fotografia fica com a medida 12x12cm (seguindo o modelo da imagem em quadrado do Instagram). São compostas por aglomerado de madeira e podem combinar até duas cores diferentes, dando origem a 100 combinações possíveis.

Para Pedro Homem, a Onframe junta “o digital ao tradicional” – a ideia tradicional de partilhar as fotografias fora do mundo digital e simultaneamente a democratização e maior acessibilidade das máquinas fotográficas e da própria fotografia.

No entanto, e ao contrário do sistema mais tradicional, o furo na parede não é necessário, já que o sistema de suporte se baseia num íman – que permite, inclusive, que se vá trocando de Onframe.

Cada moldura Onframe é indissociável da fotografia que foi colocada de origem. Para expor uma nova fotografia, será necessário comprar uma nova moldura. “A Onframe foi desenhada para ser única para cada fotografia, até porque aquela imagem faz sentido com determinadas cores que foram inicialmente escolhidas”, explica Pedro Homem.

Por ser um conceito de utilização intuitivo e que lida com uma linguagem universal – a fotografia -, os quatro investidores lançaram muito recentemente a versão do site em inglês, possibilitando a internacionalização do produto.

Uma das apostas futuras será também a venda de Onframes com uma imagem pré-definida. A secção dedicada à “fotografia de autor” será disponibilizada no site ainda durante o mês de Fevereiro e reúne várias fotografias Onframes com as melhores fotografias de profissionais e amadores, escolhidas a dedo pelos responsáveis.