“Como acontece em Itália, em Portugal não há mau café”. Assim começa o artigo da Condé Nast Traveler, que distingue “A Pérola do Bolhão” como um dos melhores locais do mundo para “comprar um bom café e prepará-lo em casa”. A revista destaca ainda a “fachada de estilo art nouveau inconfundível” do estabelecimento quase centenário.

“O café foi o princípio da casa. Praticamente só vendíamos café, chá e especiarias. São das tais coisas que estão gravadas e continuam sempre a valer”, diz António Reis, filho do proprietário que abriu a casa há 96 anos, justificando a distinção. “Na altura haviam muito poucas casas que vendiam chá e café. As montras, que hoje estão com mercadoria, dantes tinham dois moinhos que todo o dia moíam café”.

Hoje, os 40 metros quadrados que sustentam a história do estabelecimento já não abrigam apenas café do Brasil, Colômbia, Angola ou Timor. “Para sobreviver tínhamos que nos especializar em dois produtos, pelo menos. Temos todo o ano na montra frutas secas, que, atualmente, são muito recomendadas pelas suas vitaminas. O outro é a charcutaria. Acabámos há pouco tempo a campanha da alheira, em que vendemos perto de uma tonelada”, explica António Reis.

A crise, por enquanto, não tem batido à porta. “A casa é relativamente pequena. A gente não se deve meter em despesas, nem em mais pessoal, nem em mais aparelhos, de modo a equilibrar tudo”, conclui, a par dos funcionários com mais de 30, 40 anos de serviço.

Deixa tudo e vem para Portugal

A Condé Nast Traveler faz ainda menção ao Café Majestic, na Rua de Santa Catarina, como um “opulento local da Belle Époque do Porto”. Mas Portugal é destino obrigatório e não só para os amantes do melhor café. “20 motivos para largar tudo e vir até Portugal” é a lista publicada pela versão espanhola da mesma revista.

Das praias algarvias e das ondas portuguesas, ao Bairro Alto e Alfama, do pão com manteiga e queijinhos, ao bacalhau com azeitonas, uma lista que relembra o melhor que há por cá. A simpatia e educação do povo português e a simplicidade, elegância e tradição do país faz a revista concluir: “Portugal é como Espanha, só que melhor”.

O Porto volta a ter um cantinho especial para a revista. A roupa estendida pelas ruas típicas, a arquitetura de estilo manuelino, a francesinha, as caves do vinho e a livraria “mais conto de fadas do mundo”, são os principais encantos apontados à Invicta.