Esta quarta-feira ficou conhecido, durante a celebração da imposição das cinzas, que a diocese do Porto doou perto de 211 mil euros pelas comunidades mais desfavorecidas da região, durante 2013. A informação foi avançada por D. Pio Alves, administrador apostólico da diocese que presidiu a cerimónia, na Sé Catedral do Porto.

Uma cerimónia que convidou os fiéis “ao arrependimento e a acreditar no Evangelho”, como o tempo da Quaresma pede: “a oração, o jejum, a esmola”. O prelado acrescentou que “a simplicidade, a verdade, o segredo de Deus marcam todos esses cenários” e deixou uma chamada de atenção: “O espetáculo, a ostentação, a consideração alheia minam o mérito de qualquer um desses gestos”.

Com uma particular atenção para as necessidades atuais da sociedade, D. Pio Alves pediu aos fiéis, na homilia da cerimónia, para estarem despertos para as situações mais urgentes do dia-a-dia. “Continuarão a ser os primeiros destinatários dos frutos da nossa partilha quaresmal. Recolhida no Fundo Social Diocesano, continuaremos a procurar responder às necessidades materiais mais prementes, identificadas, principalmente, pelas Conferências de S. Vicente de Paulo”, refere o prelado. D. Pio Alves acrescentou ainda que “desde a quaresma de 2013 até agora, o Fundo Diocesano distribuiu 210.850 euros”.

Durante a homilia, ouviu-se ainda o chamamento do Papa Francisco, presente na sua mensagem para a Quaresma 2014, que também dá destaque à pobreza que “atinge todos aqueles que vivem numa condição indigna da pessoa humana: privados dos direitos fundamentais e dos bens de primeira necessidade como o alimento, a água, as condições higiénicas, o trabalho, a possibilidade de progresso e de crescimento cultural. Perante esta miséria, a Igreja oferece o seu serviço, a sua diakonia, para ir ao encontro das necessidades e curar estas chagas que deturpam o rosto da humanidade”.