O núcleo do Porto do Board of European Technology Students (BEST Porto) lançou o desafio: testar até ao limite a criatividade e as capacidades técnicas e de improviso dos estudantes é o objetivo da competição que decorre já no próximo fim-de-semana, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A competição divide-se em duas modalidades: “Team-Design”, na qual os estudantes têm de desenvolver um protótipo “surpresa”, utilizando materiais de baixo custo para criar um modelo real e funcional, e “Case-Study”, onde assumem o papel de CEO (Chief Executive Officer) com o objetivo de resolverem um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão.

O evento contará, este ano, com 50 equipas, divididas pelas duas categorias referidas. Em apenas 24 horas, os participantes verão as suas capacidades técnicas, criativas e de improviso testadas ao limite. Até ao arranque da prova, agendado para as 14h30 de sábado, dia 8 de março, todos os protótipos e “case-studies” a resolver são desconhecidos e estão “no segredo dos deuses”.

Depois, a 10 de março, as equipas terão de apresentar e explicar os protótipos e casos de estudo desenvolvidos perante os jurados da prova. Os protótipos serão testados em público numa sessão aberta a toda a comunidade da FEUP, a partir das 13h30.

Esta competição, denominada European BEST Engineering Competition (EBEC), é uma das muitas competições que vão decorrer em 87 cidades europeias. As equipas vencedoras passam à fase seguinte – EBEC Portugal – que decorrerá em Lisboa, em abril. Dos vários países concorrentes serão selecionadas as melhores equipas que vão competir na fase final em Riga, na Letónia, em agosto.

O que é o BEST Porto?

Fundado há 18 anos, o Grupo Local BEST Porto, sediado e apoiado pela FEUP, está também representado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Conta, atualmente, com a participação ativa de mais de 50 membros e, a nível local, abrange mais de 10 mil alunos de ambas as faculdades. O BEST Porto organiza, anualmente, mais de 10 eventos locais e internacionais.

O projeto EBEC é um deles e, recentemente, foi creditado pela Reitoria da Universidade do Porto, graças ao sucesso das edições anteriores. Por este motivo, na presente e em futuras edições desta competição a nível local, cada participante estará habilitado a receber 1,5 ECTS pela participação.