O que aconteceria se as bonecas fossem feitas a partir das medidas standard do corpo humano? Foi a pergunta a que respondeu Nickolay Lamm com a criação de Lammily, a boneca inspirada nas medidas da rapariga comum americana de 19 anos. “Average is beautiful” (A média é bonita) é o slogan do projeto tornado público no início de março.

A boneca tem cabelo castanho, maquilhagem simples e uma vida saudável, mas não deixa o estilo de parte. Ao contrário de várias versões da sua principal concorrente, a nova boneca mexe os pulsos, os cotovelos, os joelhos e os pés e mede pouco mais de 27 centímetros.

Corpo da Barbie é irrealista

Nos últimos anos, especialistas de psicologia e medicina têm vindo a comprovar que nenhum ser-humano poderia viver com as medidas do corpo da Barbie. O pescoço demasiado fino e a grande cabeça não permitiriam que a mulher conseguisse levantar-se e a sua cintura fina poderia apenas albergar meio fígado.

Vários estudos sugerem ainda que a imagem idealista da Barbie tradicional levanta uma série de comportamentos de risco, especialmente a nível da autoconfiança e de distúrbios alimentares nas raparigas mais jovens. Kim Culmone, vice-presidente do design na Mattel, declarou à Fast Company que “o corpo da Barbie não foi desenhado para ser realista. Ela foi concebida para que as meninas a vestissem e despissem facilmente”.

Depois de anos de controvérsia acerca das proporções irrealistas da Barbie (ver caixa), Nickolay Lamm, artista e investigador, criou, em janeiro de 2013, um conceito que acabaria por tornar-se viral: uma boneca com proporções da mulher comum.

Uma “Lammily” a 25 dólares

Lamm, em entrevista à revista Time, admite que o projeto surgiu porque, no último ano, vários pais o questionaram acerca de onde poderiam adquirir a boneca. “Mas ninguém pode comprá-la, porque ela não existe”, respondeu o artista ao longo de 2013.

A Lammily pode agora ser adquirida online desde quarta-feira, 5 de março, através de uma plataforma de crowdfunding que pretende angariar 95 mil dólares para financiar a continuidade da produção das bonecas. Poucos dias depois da abertura, a plataforma já angariou mais 33% do que o esperado.

O fundador do projeto quer alargar a gama de bonecas a várias raças e tipos de corpo, para que se pareça cada vez mais com a mulher comum. Não vai ser vendida nas lojas e as entregas estão marcadas para novembro. A Lammily custa 25 dólares (18 euros) mais portes de envio e já foram encomendadas mais de duas mil bonecas.