O final de tarde do sétimo dia de Fantasporto trouxe ao grande auditório do Rivoli o fantástico e particular cinema sul coreano. Do realizador Yeon-Shick Shin, “Rough Play” foi antestreia europeia no grande ecrã do Fantas. A história de Oh Young (Joon Lee), um ator em início de carreira que aspira ao estrelato e faz tudo para o conseguir, pareceu não ter convencido pelo menos uma dezena de espectadores, que abandonou a sala logo na primeira meia hora de filme.

Com argumento do premiado Kim-Ki Duk, um dos habituais do Fantasporto e vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlin com “Samaria“, “Rough Play” conseguiu arrancar algumas gargalhadas à plateia que, alheia às desistências, se manteve firme aos 98 minutos de filme.

No final, a longa metragem de Shin mereceu um aplauso tímido da plateia já com as luzes acesas e com algumas pessoas a abandonarem o auditório.

Problemas na transmissão de “Houston” não impediram aplausos

O primeiro filme da noite começaria com um presságio: o voo do realizador Bastian Günther atrasou-se, pelo que não pôde estar presente no início do filme. Longe das temáticas fantásticas que predominam no Fantas, “Houston” retrata a deriva psicológica de Clemens (Ulrich Tukur), um alemão que parte para os Estados Unidos em trabalho. Durante a viagem, vê a sua vida desmoronar.

A narrativa, apesar de densa e com um desenvolvimento lento, tinha picos de comédia que, por um lado, ajudavam a dar algum dinamismo ao filme. Por outro, apareciam muitas vezes inconvenientemente. Era essa a função, aliás, da personagem Garret Dillahunt (Robert Wagner), ator conhecido, por exemplo, pelo seu papel na série cómica “Raising Hope“.

Apesar de estar longe das histórias de zombies e planos sanguíneos, o filme explora um outro tipo de terror – possivelmente mais assustador – o da perdição emocional. Mas se o espectador estava fixado ao ecrã, a atenção acabou por dispersar-se quando a transmissão esteve interrompida durante alguns minutos, por problemas técnicos. O problema repetiu-se e alguns acabaram mesmo por abandonar a sala.