“Ler é o Segundo Sexo”

Na vigésima edição do Bairro dos Livros, o objetivo é prestar homenagem a todas as mulheres. Com um programa inteiramente dedicado ao contra-poder, o dia começa no Contagiarte. Das 10h às 13h, o Centro de Formação Cultural recebe “Um café e um livro, sff”, com Ângela Marques. As inscrições fecharam no dia 6 e é a única iniciativa com um custo monetário. As restantes são de entrada livre.

Das 15h às 16h, na livraria Latina realiza-se “Recordar Dalila Pereira da Costa: a sibila da cultura portuguesa”, com Pedro Sinde e Henrique Manuel Pereira.

Pelas 17h, a Casa da Guitarra acolhe o evento “Musica latina fácil”, de Annette Kruisbrink, interpretada pela Orquestra de Guitarras do 2.º ciclo do Conservatório de Música do Porto.

Já no Clube Fenianos Portuenses, o espetáculo “O Corpo das Novas Cartas Portuguesas” presta homenagem a três das maiores feministas em Portugal – Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno -, ou como eram conhecidas, “as três marias”.

Para terminar o dia e ainda no Clube Fenianos, a peça de teatro “Madeiramento para o fogo”, protagonizado por Cristina Silva, terá início às 21h30.

“Neste dia sinta-se especial”

É sob este lema que o renovado Mercado Bom Sucesso quer receber as mulheres e fazer desta data um dia especial. Em parceria com o Hotel da Música e com a Chi Clinic, o espaço abre as portas e promete muitas surpresas.

Existem ofertas nas lojas de moda, como é o caso da Roberto Verino, a oferta de uma massagem na Chi Clinic à mulher com o talão de compra de valor mais elevado e até gastronomia dedicada à ocasião.

A partir das 20h, o Bom Sucesso irá dar lugar à exposição de fotografia de Marta Salles – “Woman’s Art and Music”, que será aberta por Gerson Fonseca Junior, cônsul-geral do Brasil no Porto. Mas ainda há espaço para um concerto de Bossa Nova e para a leitura de alguns poemas dedicados à mulher. Estas atividades devem prolongar-se até às 22h.

“Semana da Mulher do Programa UPFit”

O Programa UPFit é a única iniciativa que não se centra exclusivamente no dia 8 de março. O Centro de Desporto da Universidade do Porto decidiu dedicar quatro dias às mulheres e as caminhadas, a defesa pessoal ou a hidroginástica são algumas das atividades disponíveis.

O evento começa no dia 10 com um treino em circuito, às 14h30, na sala de musculação do Programa UPFit. Esta iniciativa é de entrada gratuita. Todas as atividades serão realizadas na Faculdade de Desporto ou no CDUP-Boa Hora. Para as interessadas, basta aparecer e adquirir no respetivo local um cartão UPFit ou uma senha individual.

Esta iniciativa termina a 13 de março com uma aula, às 18h30, de hora e meia de Zumba e Aero Combat, no Pavilhão Luís Falcão, e com uma aula de Yoga, às 19h30.

O programa completo desta iniciativa pode ser visto na página do CDUP.