O Spotify anunciou a compra da empresa de inteligência musical “The Echo Nest”, num negócio onde não foram revelados os pormenores financeiros. Segundo o blogue especializado em tecnologia The Next Web, a relação entre as duas empresas remonta a março de 2012, quando acertaram a integração das suas ferramentas de programação, de forma a que qualquer programador do Spotify tivesse acesso à tecnologia de inteligência musical da “The Echo Nest”.

A “The Echo Nest”, no seu site oficial, assume o objetivo de criar “experiências musicais inteligentes que ajudem os utilizadores a descobrir, compartilhar e interagir com as músicas que mais gostam”. Os seus parceiros vão desde a Intel ou a Nokia até à MTV ou Twitter.

“No Spotify, queremos levar as pessoas a ouvir mais música. Estamos hiper focados em criar a melhor experiência para o utilizador e ela começa com a construção da melhor plataforma de inteligência de música do planeta. Com a The Echo Nest a juntar-se ao Spotify, vamos dar um grande salto em frente na nossa missão de oferecer o melhor serviço de música possível”, assumiu o fundador e CEO da empresa, Daniel Ek, em comunicado.

No início do ano, o Spotify tinha cerca de 24 milhões de utilizadores ativos, cerca de seis milhões de subscritores pagos e um número aproximado de 20 milhões de músicas disponíveis, segundo dados da própria empresa.