A Universidade do Porto (UP) decidiu homenagear Vasco Graça Moura com o título de Doutor Honoris Causa graças ao seu importante contributo para a cultura portuguesa. A homenagem aconteceu esta sexta-feira no Salão Nobre da Reitoria da UP.

A cerimónia começou com a entrada de vários Doutores Honoris Causa, o cortejo académico, seguido de um momento musical com a voz de Magna Ferreira, o alaúde e tiorba de Hugo Sanches e a percussão de Rui Silva. A escolha musical foi feita de acordo com o percurso literário de Vasco Graça Moura.

Seguiram-se as palavras de Gaspar Martins Pereira, professor catedrático da Faculdade de Letras (FLUP), que ficou responsável pelo elogio ao escritor. Durante o discurso, Martins Pereira dirigiu-se a Vasco Graça Moura e afirmou que tem “a plena consciência de que tudo o que possa dizer de si e da sua obra ficará sempre aquém do que merece ser dito”.

Vasco Graça Moura

Vasco Graça Moura nasceu no Porto e tem 72 anos. Com 51 anos dedicados à Cultura, foi distinguido com vários prémios de literatura e conta com mais de cem obras publicadas. É presidente do Centro Cultural de Belém.

Gaspar Martins Pereira reiterou o “contributo do doutor Vasco Graça Moura para o prestígio, para o enriquecimento da língua, da literatura e da Cultura portuguesa” e, numa perspetiva mais pessoal, afirmou o entusiasmo do filho de 12 anos ao ler “Os Lusíadas para Gente Nova”.

O pedido oficial de atribuição do título foi feito por Miguel Veiga, advogado e amigo pessoal de Vasco Graça Moura, que desempenhou o papel de padrinho. Depois da assinatura do livro de registo, o escritor recebeu a insígnia doutoral da UP, o anel, o livro e o diploma.

No discurso de agradecimento, Vasco Graça Moura começou por lamentar o estado de saúde que o impediu de fazer um agradecimento mais completo aos presentes. No entanto, utilizou o discurso para destacar a importâncias das Letras, ao afirmar que “as Letras não são um luxo, mas sim a base do humanismo da palavra”:

A cerimónia contou com a presença de nomes como Rui Rio, ex-presidente da Câmara do Porto, dos deputados Francisco Assis e Virgílio Macedo, do escritor Valter Hugo Mãe e dos gestores culturais Pilar del Río, Fernando Aguiar-Branco e Luís Braga da Cruz.

Foram muitas as figuras que quiseram marcar presença e que se emocionaram nesta distinção tão importante para Vasco Graça Moura, que é assim mais um dos nomes da lista da Doutores Honoris Causa da Universidade do Porto.