A Connect4Climate está a promover o concurso “Action4Climate”, a nível internacional, sobre o impacto das alterações climáticas na vida das pessoas.

A ideia é enviar um vídeo com um máximo de 12 minutos que tenha em conta as preocupações ambientais das populações. Os participantes devem apresentar soluções ou abordar o que está a ser feito para melhorar o planeta. Os interessados podem participar sozinhos ou em grupo, com o máximo de cinco elementos, e podem submeter os seus trabalhos até dia 1 de abril.

Os vencedores vão dividir-se em dois pódios. Material de vídeo e software ou um tablet vão ser oferecidos aos três vencedores dos 14 aos 17 anos. No grupo dos 18 aos 35 anos, os prémios são monetários. 11 mil para os primeiros, 7.300 euros atribuídos aos segundos classificados e os terceiros receberão 3.600 euros.

Os seis vencedores verão os seus vídeos serem exibidos em festivais de cinema. Os prémios são apelativos e o painel de jurados é de luxo. O presidente do juri é o aclamado realizador italiano Bernardo Bertolucci, mas destacam-se também Atom Egoyan e Fernando Meirelles.

O regulamento pode ser encontrado aqui.