Um dos filmes mais aclamados na história do Cinema teve projeção no Teatro Rivoli durante a tarde desta sexta-feira, 7 de março. O amor atribulado de Scarlett O’Hara (Vivian Leigh) e Rhett Butler (Clark Gable) volta, após 75 anos, numa versão digital e com alterações na qualidade do som e do vídeo da película.

Gone with the Wind” pode ser o filme ideal para os mais apaixonados, mas a ousadia do par romântico continua em 2014 a provocar gargalhadas no público.

O enquadramento histórico remonta a um dos períodos mais negros dos Estados Unidos da América, a Guerra Civil, onde o Norte e o Sul combatiam frente a frente, certos de que as diferenças culturais e económicas eram suficientes para iniciar uma guerra.

Confrontadas com a pobreza, a morte e a desilusão amorosa, as personagens caminharam no sentido de vencerem as adversidades, sempre com a lembrança de um passado próspero e feliz. “Gone with the Wind” é retrato de uma sociedade outrora perfeita, que o “vento levou”, a par da desolação e da guerra.

Suspense venezuelano em Portugal

Portugal recebeu pela primeira vez o filme que bateu recordes de bilheteira na Venezuela. “La Casa del Fin de los Tiempos“, trouxe para a sala do Fantasporto os amantes de “suspense” e os curiosos por esta história “pintada” com misticismo, drama familiar, amizades e sangue.

O realizador desta longa-metragem, Alejandro Hidalgo, esteve presente na sala e na sua breve introdução ao filme confessou estar “muito contente com esta estreia”. No enredo, tudo começa quando Dulce, uma mãe de família, desperta num cenário de violência, encontra o marido morto e presencia um desaparecimento “sobrenatural” do filho.

A mulher acaba por ser a culpada, só sai da prisão passados 30 anos e volta para a casa “misteriosa”. É a partir desse momento que a audiência do Grande Auditório do Fantasporto começa a entender o que deu origem a essa tragédia e a conhecer a vida familiar das personagens. Apesar dos sobressaltos, a inocência e as brincadeiras infantis dos filhos de Dulce conseguiram arrancar algumas gargalhadas a quem assistiu a este filme, com um fim inesperado.