A iniciativa de limpar a praia de Matosinhos surge no seguimento das tempestades que têm afetado a costa portuguesa nos últimos meses. A força da natureza acabou por provocar bastantes prejuízos nas escolas de surf mas também na praia. João Diogo dos Santos, responsável e professor da Surfing Life Club diz ao JPN que esta iniciativa já se têm vindo a realizar ao longo dos 20 anos da escola e que “é uma vergonha uma praia de cidade estar neste estado”.

A ação “Cordão Humano, Limpeza de Praia” pretende trazer à praia de Matosinhos pessoas com vontade para ajudar e também passar um momento descontraído, através da oferta de uma aula de surf a metade do preço (6,5 euros), às 14h.

O dia 22 de março conta também com o programa educativo SurfEduca que explica as bases teóricas do surf e fala de “prevenção, segurança e salvamento no oceano”. João Diogo considera que este projeto pode ajudar “a que as pessoas fiquem mais sensíveis aos problemas que existem” numa praia que é frequentada durante todo o ano.

O feedback tem sido positivo e a escola de surf foi já contactada por juntas de freguesia e instituições interessadas em participar e está agora à procura de empresas que possam dar algum apoio. Na opinião do responsável da Surfing Life, no entanto, a população é “pouco sensível à limpeza das praias principalmente na época balnear”, mas este trabalho é também das autarquias locais na regulação de meios de colocação de lixo.

A iniciativa de limpeza de praia de dia 22 de março começa às 10h e termina ao final da tarde, por volta das 17h, com a entrega de diplomas de participação.