E se o estágios puderem ser mais eficazes na criação de emprego? Foi esta pergunta que levou Margarida Mesquita a criar a primeira plataforma especializada em estágios em Portugal, o estagiar.pt.

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações (ISCTE-IUL), Margarida desenvolveu o site porque reconhece “a importância que os estágios bem organizados podem ter na formação dos jovens, bem como na sua integração num mercado de trabalho cada vez mais exigente”, refere, em comunicado.

A plataforma nasceu com o objetivo de “facilitar a pesquisa de ofertas de estágios, de forma a captar novos talentos que possam tornar as empresas mais competitivas e capazes de criarem novos postos de trabalho” e surgiu do constante interesse pela página de Facebook, onde já se partilhavam notícias relevantes sobre estágios, emprego e empreendedorismo.

Atualmente, o site funciona como um agregador de ofertas de estágios que disponibiliza toda a informação relevante sobre o enquadramento legal de cada tipo de programa existente, em áreas como Publicidade, Direito e Economia. Simultaneamente, ainda aposta na formação de empresas através de workshops.

No futuro, o estagiar.pt pretende ser um negócio social cuja sustentabilidade financeira vai assentar nos serviços prestados às empresas. Esta irá ainda possibilitar às empresas a criação de redes de contactos, de otimizar os recursos existentes e gerar oportunidades.