No passado fim-de-semana, o Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto – distinguiu a Escola das Artes da Universidade Católica com dois prémios na competição entre as melhores escolas de cinema portuguesas.

A concorrerem para “Melhor Escola de Cinema Portuguesa 2014” estavam ainda instituições como a RESTART – vencedora do mesmo prémio na edição anterior -, a Escola Artística de Soares dos Reis e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

Para Laura Castro, diretora da Escola das Artes da UCP, este tipo de iniciativas é muito importante. “Trazer os estudantes a este tipo de festival é uma oportunidade para eles mostrarem os seus filmes e, se forem premiados, melhor ainda”.

Segundo a diretora, o prémio de “Melhor Escola” funciona como reconhecimento daquilo que a instituição tem feito nos últimos anos. Nascida em 1997, embora sejam “poucos anos para afirmar uma escola, mostra que há já alguma capacidade de produção artística”.

Com o prémio, ” o nosso nome cresce um bocadinho mais na área”

A Escola das Artes marcou presença nesta 34.ª edição do Fantasporto com os filmes “José Combustão dos Porcos”, de José Magro, “Aquário”, de Paulo Próspero, “Manifesto dos Danados”, de João Niza Ribeiro, e “Nunca Gostei de Dizer Adeus”, de Alexandre Oliveira.

No segmento do prémio de “Melhor Filme Português 2014”, a instituição venceu com o filme “José Combustão do Porcos”. “Todos se lembram com nitidez daquela noite dos porcos a arder”. É esta a frase que inicia o enredo do filme de José Magro. O jovem de 23 anos contou ao JPN que o filme retrata a história de um rapaz que procura algumas respostas sobre o seu nascimento. “As circunstâncias de nascimento dele são muito estranhas. O filme é uma procura pela sua identidade para tentar saber como nasceu realmente”.

José Magro está já a acabar o Mestrado na Escola das Artes da UCP e afirma que um prémio é sempre uma boa forma de reconhecerem o seu trabalho, principalmente sendo um prémio do Fantasporto. “Para mim e para toda a equipa é ótimo, porque através deste prémio o nosso nome cresce um bocadinho mais na área e, isso, provavelmente, pode abrir-nos portas no futuro. É especialmente bom ter sido no Fantasporto, porque é um festival da nossa cidade”.

Para o futuro, José adianta que está já a trabalhar na edição de um novo filme. A curta-metragem chama-se “Viagem” e tem estreia marcada para 23 de abril, na Universidade Católica do Porto.

)