A chegada ao ensino secundário pressupõe um segundo patamar: universidade e curso a escolher. A opção nem sempre é fácil e, por isso, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) esclarece potenciais interessados na área sobre as vantagens de entrar numa área que vai além de ferramentas, tijolos e andaimes.

Desde 2013, a “Semana Profissão: Engenheiro” (SPE) não está aberta só aos estudantes, mas também inclui professores, psicólogos e encarregados de educação. De acordo com Liliana Carvalho, responsável pela organização, esta iniciativa é importante porque “cada vez mais os pais têm um papel, um interesse nos processos de decisão dos alunos”.

As inscrições já encerraram e os 1.600 estudantes inscritos não serão “mestres-de-obras”, mas podem contar com lugar marcado nas atividades “Salvo o planeta”, “Desenho do novo Homem”, “Crio a sociedade do futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um mundo novo”.

Cada atividade está ligada a várias engenharias e procura dar a entender que, nesta profissão, é sempre necessário “cooperar com outras áreas do saber”. Para Liliana, o ideal “é que percebam que, para ‘salvar o planeta’, e para ‘desenhar um novo homem’ não é só a sua engenharia que vai entrar em funcionamento, mas também a cooperação com outras áreas”.

Uma selfie na FEUP

Antes de entrar no mundo de engenheiros é preciso ficar bem enquadrado na FEUP. Neste sentido, durante a SPE, os alunos do ensino secundário podem tirar a “prova dos nove” e participar num concurso de fotografia aberto a todos os participantes inscritos nas atividades.

Evento ultrapassou o número de inscrições previstas

A “Semana Profissão: Engenheiro” vai na quinta edição, mas, desta vez, vai cimentar o projeto “Women in Engineering Portugal”, uma organização mundial que promove as mulheres no mundo da engenharia e da ciência. Segundo a responsável pelo evento, esta iniciativa pretende “desmistificar aquela ideia de que a engenharia é uma profissão mais masculina”.

Atividades não vão faltar e os participantes da SPE vão poder ter um cheirinho do que é a vida académica, através do contacto com grupos estudantis: a Associação de Estudantes (AEFEUP), o BEST Porto, a Tuna Feminina de Engenharia (Tunafe), Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) e o núcleo de estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Informática (NuIEEE) e, ainda, a Engenharia Rádio.

O evento ultrapassou o número de inscrições previstas, “não só porque escolas que já vêm de anos anteriores pretendem continuar a participar”, mas também porque a FEUP está a realizar, neste momento, “um ‘Road Show’ por escolas secundárias”, para fazer a sua promoção. Liliana Carvalho espera que a “Semana da Profissão Engenheiro” sirva para transformar as expectativas em realidade.