A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolhe a edição de 2014 da escola de verão VISion Understanding and Machine Intelligence (Visum), pela segunda vez consecutiva, e em parceria com o INESC TEC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) e com a Universidade do Porto.

Esta escola de verão destina-se a estudantes de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, investigadores e profissionais nas áreas da computação e inteligência artificial, bem como “todos que queiram ter conhecimento acerca de tópicos vanguardistas”, segundo a organização.

Os painéis contam com especialistas de renome, tanto portugueses como internacionais. Estão confirmadas as presenças de Cristian Sminchisescu (Universidade de Lund, Suécia), Vincent Lepetit (Universidade de Tecnologia Graz, Aústria), Juergen Sturm (Universidade Técnica de Munique, Alemanha), Russell Beale (Universidade de Birmingham, Reino Unido), Jaime Cardoso (INESC TEC e FEUP), Hugo Proença (Departamento de Ciências dos Computadores, Universidade da Beira Interior) e André Marçal (do INESC TEC e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). Quanto a empresas, Siemens S.A., E-Commerce Sonae MC e Albatroz também marcam presença no painel profissional.

Conhecer o funcionamento de um drone

Os participantes terão acesso a formações em áreas fundamentais, em áreas industriais e em áreas de aplicação, para além de sessões práticas e uma sessão de apresentação de posters.

Segundo a organização da escola, “os alunos poderão conhecer como funcionam os sistemas de visão e processamento inteligentes de um drone, como podemos mapear a informação adquirida de um ‘kinect’ para imprimir um modelo em miniatura através de uma impressora 3D, ou analisar objetos em imagens digitais, como, por exemplo, os algoritmos de reconhecimento de faces utilizado pela Google ou Facebook”.

O sucesso da edição de 2013 ditou o regresso ao Porto da escola que se debruça na inteligência artificial.

Os interessados em participar na Visum Summer School podem consultar preços e inscrever-se seguindo os passos indicados na página disponibilizada, para o efeito, pela organização, através do site oficial.