O Prémio Nacional Indústrias Criativas (PNIC) está à procura de ideias inovadoras na área das indústrias criativas. Os projetos devem aliar o empreendedorismo à criatividade e estar incluídos numa das quatro categorias do concurso: Arquitetura e Artes Visuais, Música e Artes do Espetáculo, Conteúdos e Novos Media, Turismo e Património.

As propostas podem ser apresentadas até dia 14 de abril. Os participantes devem ter mais de 18 anos e, para além de candidaturas individuais, são também aceites candidaturas de grupos e de pequenas e micro empresas nacionais em fase de expansão.

As participações podem ser diretamente submetidas na página da PNIC, mas a 6.ª edição do projeto traz uma novidade: pela primeira vez, os candidatos vão ter a oportunidade de apresentar as ideias, de forma presencial, ao júri da competição.

Depois de preenchido um formulário específico, os interessados vão expor os projetos desenvolvidos numa das sessões do Roadshow PNIC/TNBI, uma iniciativa levada a cabo em parceria com o programa televisivo The Next Big Idea. A primeira paragem é no dia 18 de março, no Porto. Seguem-se Aveiro (20 de março), Guimarães (21 de março) e Lisboa (24 de março).

A iniciativa, promovida pela Unicer, vai premiar a ideia mais inovadora e com maior potencial de mercado com 25 mil euros. Os vencedores vão ainda representar Portugal na Creative Business Cup, em Copenhaga, uma competição anual que reúne as melhores ideias de negócio no setor criativo, a nível internacional.