A 19 de junho de 2005, no Grande Prémio dos Estados Unidos, Tiago Monteiro fazia história no automobilismo nacional ao tornar-se o primeiro piloto português a subir ao pódio de uma corrida de Fórmula 1. O atual piloto da HONDA no campeonato de WTCC fez a antevisão da nova temporada da F1 e não escondeu a sua expectativa perante tantas alterações no regulamento da prova: “Acho que vai ser um campeonato muito interessante e mais competitivo que o dos últimos anos”, referiu.

Apesar de considerar que as modificações nos carros irá trazer maior equilíbrio, Tiago Monteiro não esconde que é contra uma das novas regras introduzidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), a da duplicação dos pontos na última prova do campeonato: “Não faz sentido porque a temporada de uma equipa pode ficar completamente estragada se falhar no último momento”, afirmou.

Relativamente às equipas, Monteiro destaca a Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, que se destacaram nos ensaios de pré-temporada. Ainda assim, o ex-piloto de Fórmula 1 acredita que grande parte das escuderias ainda não tem uma visão concreta sobre a fiabilidade dos próprios, pela “dificuldade que tiveram em tirar ilações dos testes efetuados”.

Tiago Monteiro aproveitou ainda para destacar o regresso de Kimi Raikkonen à Ferrari, o que pode trazer mais competitividade dentro da equipa: “Acho que qualquer equipa do mundo gostaria de ter dois ex-campeões do mundo, como a Ferrari tem. Agora temos é que perceber como Alonso vai reagir a ter um adversário à altura dentro da pista”, reitera.

Os dados estão lançados e no domingo o “Circo” regressa à Austrália. As incertezas são muitas e neste início de temporada, são poucos os que arriscam arriscar em favoritos. Também por isso, Tiago Monteiro acredita que “este campeonato será um dos mais interessantes dos últimos anos”.