Em conversa com o JPN, Hélio Morais, um dos bateristas da banda PAUS, conta que o convite foi feito pela Primavera Sound Barcelona, a editora da banda fora de Portugal (em terras lusas, os PAUS assinam pela Universal Music).

A banda já terminou a sua atuação no festival – deu três showcases [concertos destinados essencialmente a profissionais da indústria musical] no total – e agora estão a “aproveitar para ver concertos”, assume Hélio.

As reações têm sido boas, mas o baterista confessa que não é um conceito que aprecie particularmente: “A reação das pessoas remete-se a um conjunto de palmas e a uma quantidade de gente com um bloco de notas a escrever. Correu bem, porque houve uma grande quantidade de promotores a ir ter com o nosso manager a pedir informações. Mas há muita confusão e perdes o discernimento. Gosto mais de concertos específicos”.

“Cigano” pode mesmo chegar aos Óscares

Para David Bonneville, realizador e argumentista de “Cigano”, a participação no South by Southwest processou-se de forma diferente. Na categoria de cinema, os filmes são sujeitos a seleção prévia. David arriscou e teve o sim. Agora, está sujeito a ir aos Óscares. “Este é um dos festivais em que o vencedor pode enviar a sua obra para a seleção dos Óscares”. No entanto, o realizador nem quer pensar sobre isso: “É muito complicado, são muitas barreiras. Nem me passa pela cabeça”.

Um das questões-chave, quando se fala de cinema, é o finaciamento. O filme foi apoiado pelo Ministério da Cultura, mas David garante que as verbas “nunca são suficientes”. “São as mesmas há 10 ou 15 anos e o preço das coisas tem subido. Mas não me queixo, 50 mil euros não é mau para uma curta”, afirma.

Até agora, o homem que teve a ideia para “Cigano” só realizou curtas, mas revelou ao JPN que está a desenvolver dois projetos para longas-metragens: “Um para Portugal e outra para Inglaterra ou Estados Unidos”, desvenda. O processo está na fase de escrita e por isso ainda não há datas.

O festival norte-americano teve início no dia 7 e termina dia 16 de março. Foi criado em 1987 e realiza-se na cidade de Austin, Texas, sendo um misto de divulgação de cinema, música e tecnologia.