Na maior porta de entrada para o Norte de Portugal, o átrio de chegadas do aeroporto do Porto, está localizada a maior loja interativa do país – e uma das maiores do mundo. Para além da sua vasta área, apresenta uma série de inovações tecnológicas que captam a atenção de quem a visita.

A principal atração do espaço é uma promotora virtual (um painel interativo disposto na vertical) que dá informação útil aos turistas em três toques: “As pessoas não gostam de perder tempo em coisas que, no fundo, não seja usufruir delas. Mas para usufuir delas têm que ter a informação”, diz Isabel Castro, chefe de gabinete do Turismo do Porto e Norte.

Essa informação pode ser carregada diretamente para os telemóveis dos turistas: “Se estivermos a visualizar informação sobre um evento, é possível fazer scan do QR code do calendário do evento, que fica automaticamente nas agendas dos equipamentos móveis dos turistas”, acrescenta.

O perfil do turismo da região

“A maior procura é de touring cultural, paisagístico e de património, e dos city short breaks“, diz Isabel Castro, adiantando também que agora se inicia “uma altura de procura excessiva por turismo religioso”, devido às festividades. Isabel admite também que a Área Metropolitana do Porto abarca a maior parte dos turistas da região: “Se estamos a falar de 2 ou 3 dias de visita, há uma grande tendência de ficar por cá”. Ainda assim, “essa tendência está a ser levada para as regiões do Douro, do Minho, e hoje em dia até Trás-os-Montes”.

Para além da promotora virtual, a loja dispõe também de uma mesa interativa, de um videowall e de um espaço 3D. Estes equipamentos passam vídeos de promoção à região. O videowall merece atenção especial, já que está disposto num plano inclinado e acaba por ficar quase sobre as pessoas. Isabel Castro diz que “dá uma sensação de imersão” a quem está a ver. Já os vídeos 3D, que estão temporariamente fora de serviço devido a estragos causados pela trovoada, “mostram os quatro locais Património da Humanidade da região: o Douro, o Centro Histórico do Porto e Gaia, Vila Nova de Foz Côa e Guimarães”, bem como material promocional sobre as águas bravas e rafting da região.

Até agora, a loja recebeu a visita de cerca de 500 mil pessoas, “sendo que 300 mil são atendidos de forma personalizada através dos colaboradores que temos na loja, 200 mil através das plataformas”.

No entanto, o projeto não se esgota nesta loja. Para além da loja no aeroporto, há outra em Santiago de Compostela (que foi a primeira da rede) e mais 15. No futuro, irá existir uma loja online, e o objetivo é internacionalizar: “Pretendemos que os turistas que estão na Europa e que são dos nossos principais mercados sejam um potencial de incoming para a região”, conclui Isabel Castro.