As duas equipas portuguesas, Benfica e Porto, presentes em provas europeias superaram os respetivos adversários, Tottenham e Nápoles, e partem em vantagem para a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. O sonho de chegar à final de Turim mantém-se de pé.

Jorge Jesus e o Benfica dançaram em White Hart Lane

Em terras de Sua Majestade, a equipa de Jorge Jesus impôs o samba e venceu por 3-1 o Tottenham. Pela primeira vez na história, uma equipa portuguesa vence em White Hart Lane.

A tarefa antevia-se bastante complicada mas os encarnados realizaram mais uma excelente exibição, e assim deram um passo de gigante rumo aos “quartos”. Luisão foi a figura do jogo dentro das quatro linhas, mas foi fora delas que esteve a estrela, Jorge Jesus.

O treinador português que todos conhecem como muito emotivo e exigente, fez algo inédito. Aquando do primeiro golo, apontado por Rodrigo, JJ dançou como se fosse ele o autor do golo. Foi ontem, em Londres, que a faceta humorística do treinador foi revelada. (ver vídeo abaixo)

O Benfica marcou ainda mais dois, mas novamente o destaque para um festejo: o de Luisão. O central brasileiro que bisou, celebrou o seu primeiro golo com um gesto de golfista (ver vídeo abaixo). Será que esse golo foi mesmo tacada final no Tottenham?

O Porto merecia mais golos

Antes, o Porto entrou em campo no Dragão, frente à equipa italiana do Nápoles, e cumpriu pela margem mínima com um golo de Jackson “Cha Cha Cha” Martinez. Os dragões conquistaram a primeira vitória em casa esta época para as competições europeias, mas o aspeto mais importante a realçar é a boa exibição da equipa, agora comandada por Luís Castro.

O incansável trabalho de Defour no meio-campo foi essencial para que a irreverência latina corresse nas veias de Quaresma e de Jackson Martínez, que voltou a ser o “terrível finalizador” que todos conhecem. E já que estamos a falar nos festejos da noite europeia, destaque para a mudança de celebração do avançado colombiano. Antes de se ajoelhar e agradecer a Deus como habitualmente, deslizou de joelhos pela relva, em sinal de alívio pelo golo e por mais uma vez (7 golos em 2014) pôr o Dragão a dançar Cha Cha Cha. (ver vídeo abaixo)

Talvez este Cha Cha Cha chame mais adeptos ao estádio que tem estado longe do habitual. Ontem em noite europeia estiveram pouco mais de 25 mil espetadores. Por outro lado, os encarnados não se podem queixar de falta de apoio, com uma grande mancha vermelha perceptível para quem via o jogo pela televisão e com os sons portugueses a serem audíveis quer na TV quer na rádio, silenciando os normalmente incansáveis adeptos ingleses.

Quinta-feira, dia 20 de março, é dia de decisão e esperamos que as duas equipas confirmem os resultados. Os amantes do futebol português devem estar ansiosos por ver novamente JJ a dançar e esperam que os sons latinos gelem o sempre difícil ambiente napolitano.

Vídeo: Jorge Jesus a dançar

Vídeo: Luisão à golfista

Vídeo: Jackson põe o Dragão a dançar