O estudo decorre do facto de a alimentação e a atividade física serem, muitas vezes, influenciadas pelo ritmo alucinante do quotidiano das pessoas que vêem, assim, o seu estilo de vida alterado. André Moreira, coordenador do projeto e professor de Imunologia na faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), afirma que o objetivo pretendido é “perceber de que forma uma refeição consumida antes do exercício e o sedentarismo agudo afetam a nossa resposta inflamatória e o sistema imunológico”.

O MERIIT Project arranca na primeira semana de abril e é composto por três etapas. Na primeira, serão efetuados testes para uma avaliação geral do estado de saúde dos voluntários. A segunda parte do estudo denomina-se “Eat and Run” e, depois de mais avaliações, será oferecido um almoço aos participantes. Após a refeição, surge mais uma ronda de testes e uma prova de esforço físico.

Uma semana depois, o esquema de avaliações, almoço e provas será realizado novamente. A terceira e última etapa, “Slow Down”, consiste em, durante duas semanas, os participantes reduzirem ao máximo a sua atividade física e tornarem-se sedentários. No final das duas semanas, os participantes serão reavaliados para a verificação das consequências da inatividade física.

Este projeto resulta de uma parceria entre as Faculdades de Medicina e Desporto (FADEUP) e Ciências da Alimentação e Nutrição (FCNAUP) e já recebeu o Prémio para projeto SPAIC – GlaxoSmithKline 2013 da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

Os interessados em participar neste estudo inovador podem inscrever-se aqui. Para além de receberem duas refeições grátis, terão também acesso aos resultados da prova de esforço, aos relatórios médicos e a uma avaliação e recomendação por parte de um nutricionista.