As inscrições para o programa de cursos de verão da Universidade Júnior (U.Jr) vão estar abertas a partir de 27 de Março e até dia 8 de junho. As inscrições podem ser feitas online, no site da iniviativa. A abertura das inscrições coincide com a 12.ª edição da Mostra da UP, que decorre entre 27 e 30 de março, no Pavilhão Rosa Mota.

A U.Jr recebe, durante as férias de verão, estudantes entre o 5.º e o 11.º anos de escolaridade. As atividades decorrem entre 30 de junho a 25 julho, das 9h30 às 18h. O programa para este ano já se encontra disponível na página oficial.

A orientar jovens desde 2005

Desde 2005 que a Universidade do Porto organiza estes cursos de verão para jovens. As atividades abrangem as áreas da ciência, humanidades, artes, desporto, entre outras, e tem o objetivo de promover o “gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas, a familiarização com o ambiente académico e, ainda, a contribuição para a escolha de um percurso vocacional”, como se pode ler no site da U.Jr. O programa costuma receber cerca de cinco mil estudantes de todo o país.

U.Jr divide-se em cinco sub-programas

O programa da U.Jr divide-se em cinco sub-programas. O programa “Experimenta no Verão”, para estudantes do 5.º e 6.º anos, inclui atividades diárias em várias faculdades ao longo de uma semana. As “Oficinas de Verão” incluem atividades direcionadas para alunos do 7.º e 8.º anos. As “Oficinas Temáticas”, para alunos do 7.º e 8.º anos, promovem atividades direcionadas a um tema específico.

O “Verão em Projeto” oferece a oportunidade aos estudantes do 9.º, 10º. e 11.º de passarem uma semana numa faculdade e de conhecerem melhor a área científica por que mais se interessem. A “Escola de Línguas” é o único programa quinzenal e oferece formação em várias línguas.

Uma semana custa 75 euros, valor que cobre os materiais necessários às atividades, transportes, seguro escolar, almoço e lanche. Quem precisar de alojamento paga mais 105 euros por semana, preço que cobre também deslocações, pequeno-almoço e jantar. Para os interessados, a U.Jr vai-se fazer representar com um balcão informativo na mostra da UP, no Pavilhão Rosa Mora.