"Prémio de Cidadania Ativa" da Universidade do Porto vai distinguir, mais uma vez, estudantes que demonstrem espírito solidário e humanitário nas suas atividades extra-curriculares.

Este é já o terceiro ano em que a Universidade do Porto (UP) distingue os seus estudantes com o “Prémio Cidadania Ativa”, que pretende celebrar aqueles que espelhem os valores defendidos pela universidade no âmbito da cidadania.

O prémio, implementado em 2012, é atribuído a estudantes que tenham desenvolvido projetos extracurriculares nas áreas da solidariedade, empreendedorismo, pedagogia, promoção do desporto ou ambiente. Em cada uma das categorias os vencedores recebem, individualmente, um diploma comprovativo do prémio, uma menção no suplemento ao diploma e uma componente monetária no valor de mil euros.

A Universidade do Porto explica, no regulamento do prémio, que “são elegíveis para o Prémio todos os estudantes da U.Porto, regularmente inscritos em primeiros ciclos, ciclos de estudos integrados de mestrado, segundos ciclos e terceiros ciclos desta Universidade, com aproveitamento escolar aferido do mesmo modo que para a atribuição das bolsas de ação social”. E acrescenta que os estudantes “que tenham sido sancionados disciplinarmente ao abrigo do regulamento disciplinar dos estudantes da U.Porto” estão excluídos da atribuição deste prémio.

Processo de concurso

O método de atribuição do prémio começa com a nomeação dos candidatos de cada área, feita por um elemento ou grupo de elementos da comunidade académica. De seguida, as candidaturas são aprovadas por um júri constituído por, pelo menos, cinco elementos, nomeado pelo reitor da UP. Após a seleção das candidaturas finalistas é feita uma votação para apurar o vencedor em cada uma das categorias.