Uma vez que o preço do gás de botija chega a custar o dobro do preço do gás natural, a DECO decidiu criar uma plataforma que permite aos portugueses descobrirem os pontos de venda mais baratos para o tipo de gás que usam.

O portal chama-se “Poupe na Botija” e foi criado com o intuito de “criar uma base de dados com os preços do gás engarrafado em todo o País, de modo a promover a concorrência neste setor”.

Atualmente, a plataforma já reúne mais de 1.650 pontos de venda de gás de botija e os preços praticados em cada um, consoante o tipo de gás. Ao fim de um mês, a plataforma já conta com mais de 80 mil visitas.

Segundo a DECO, “quem ainda não optava pelo ponto de venda mais barato e passar a fazê-lo, consegue uma poupança maior”. A nível nacional, o preço mais baixo para uma botija de 13 quilos de butano é de 21,50 euros, em Alcoutim, distrito de Faro.

A associação de defesa do consumidor ainda está a enviar mensagens gratuitas com o preço mais baixo na zona de residência dos utilizadores que se registarem no portal.