Esta semana, Jamail Larkins, considerado personalidade em ascensão pela revista Forbes, visitou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, para falar de aviação, do seu percurso e do futuro da aeronáutica.

No início da semana, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebeu a visita do empresário norte-americano Jamail Larkins, que se deslocou ao Porto a convite da faculdade, do Núcleo de Aeronáutica, Aeroespacial e Modelismo (NAAM), e da embaixada dos EUA em Lisboa.

A palestra proferida pelo “Embaixador para a Aviação e Educação Espacial” focou-se no seu percurso de vida, no modelo inovador de negócio que segue e no gosto pela aviação que demonstra desde os 12 anos de idade.

O norte-americano, natural do estado da Geórgia, expôs o seu percurso de vida às cerca de cem pessoas presentes na plateia, apelou à motivação – aspeto que considera fundamental – e, por fim, abriu a participação ao público, tendo partilhado com os presentes o seu segredo para o sucesso. Os estudantes tomaram quase uma hora a questionar o aviador acerca das mais variadas situações, desde o seu percurso académico, os seus ideais, planos para o futuro, bem como a opinião de Larkins acerca de diferentes assuntos que concernem à indústria aeronáutica.

Sempre simpático e descontraído, revelou ao JPN que “ser reconhecido pela revista Forbes, uma revista de topo no que toca a finanças e empresas nos Estados Unidos da América, teve sem dúvida um grande impacto” na empresa que integra. “Deu-nos uma grande credibilidade. É uma revista desta dimensão a reconhecer o valor criado pelo nosso programa no que toca a aviação privada!”, partilha, entusiasticamente.

Reconhecimento pelos media

A revista Forbes reconheceu Jamail Larkins como uma das trinta personalidades em ascensão com menos de trinta anos (30 Under 30). Mas não foi a única. A “Ascension Aviation” mereceu também o louvor da Inc.Magazine, BusinessWeek, CNBC, entre outras. A revista Forbes distinguiu também nesta categoria nomes como Olivia Wilde, Bruno Mars ou Maria Sharapova.

Uma vida ligada à aviação

Jamail Larkins é um empresário americano de 29 anos, fundador de uma empresa de aviação com um conceito inovador. A “Ascension Aviation” é uma empresa de aviação privada, que nasceu no ano em que Jamail completou 22 anos, e que disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de pilotarem e serem proprietários de uma parte das cotas de qualquer um dos aviões que constituem a frota da empresa. Aliás, o piloto chegou ao Porto a pilotar um dos aviões da sua empresa.

Larkins começou a pilotar pequenos aviões aos 12 anos, tendo conseguido acreditação para pilotar sozinho aos 14. Como tal não era permitido por lei nos Estado Unidos da América, Jamail dirigiu-se ao Canadá e tirou no país vizinho a sua licença.

Aos 15 fundou a sua primeira empresa, que vendia manuais de aviação e equipamento. Apesar de novo, “tinha muitos pilotos da minha região que me apoiavam, é curioso. Mas à medida que nos fomos envolvendo dentro do negócio da aviação, muitas pessoas começaram a notar num adolescente que queria começar a sua própria empresa. Se não fossem essas pessoas que nos apoiaram eu não estaria onde estou hoje”, revelou Jamail, ao JPN.