A nova publicação digital da associação Arte no Tempo, “Musicografias”, conhece o seu primeiro número este mês e tem como tema “Viena XX/XXI”. O lançamento da revista decorreu esta quarta-feira, dia 19 de março, na Casa da Música no Porto, e contou com a presença do compositor austríaco Beat Furrer, do Embaixador da Áustria em Portugal, Dr. Thomas Steltzer, e com os coordenadores do projeto, Pedro Berardinelli e Diana Ferreira.

Dar a conhecer a música de compositores contemporâneos de renome é o principal objetivo da “Musicografias”. A primeira publicação insere-se no contexto musical vienense e aborda dois momentos fortes da música austríaca contemporânea: desde Alban Berg e Arnold Schönberg, até aos contemporâneos Furrer e Ablinger. Beat Furrer, compositor austríaco presente no evento, foi distinguido em 2006 com um Leão de Ouro na Bienal de Viena pela sua composição Fama.

A sua publicação bilingue pretende não só “disponibilizar conteúdos em português, pois não há muita bibliografia sobre a música do nosso tempo” mas também “utilizar o inglês para dar a conhecer fora de Portugal o que é feito cá”, afirmou a coordenadora do projeto. A revista será lançada semestralmente e estará disponível gratuitamente no site da Arte no Tempo.

O evento, que contou com mais de uma hora de conversa encerrou com a interpretação de uma composição de Beat Furrer pela flautista Stephanie Wagner e a pianista Madalena Soveral.