A vontade de juntar o útil ao agradável vai levar 400 jovens, com mais de 16 anos, à cidade do rock. As inscrições estão abertas até ao dia 13 de abril e os candidatos já podem começar a juntar energia. Ainda assim, mãos ao trabalho só a partir do dia 23 de maio, nas áreas de acreditação, gestão de público, assessoria de imprensa, área VIP ou entretenimento.

Segundo Roberta Medina, Presidente Executiva do Rock in Rio, através do site do festival, “desde 2004, ano da primeira edição portuguesa” que o festival recebe voluntários, “uma ajuda fundamental na realização do Rock in Rio porque melhoram a capacidade e qualidade de entrega do evento ao público”.

“O Projeto de Voluntariado desenvolvido em Lisboa tem vindo a revelar-se um sucesso cada vez maior, comprovado pelo aumento do número de inscrições a cada edição, e tem servido de modelo às edições de Madrid e do Rio de Janeiro”, lê-se ainda.

Quem vai soprar as velas?

Se, em 2004, estreou n o Rock in Rio um line-up com nomes como Metallica, Paul McCartney e Foo Fighters, Kings of Leon e Incubus, passados dez anos, os nomes confirmados do cartaz são:
25 de maio: Robbie Williams, Ivete Sangalo, Boss AC, Aurea;
30 de maio: Linkin Park, Queens of the Stone Age, Steve Aoki, Capital Inicial;
31 de maio: Arcade Fire, Ed Sheeron, Lorde;
1 de Junho: Justin Timberlake, Jessie J; Nile Rodgers. Lisboa será a Cidade do Rock nos dias 23, 25,30, 31 de maio e 1 de junho.

Através do mesmo site, podem ser esclarecidas quaisquer dúvidas em relação às inscrições.

Vale a pena?

“Valeu muito a pena! Candidatei-me em 2010, fui e a experiência foi tão boa que repeti em 2012. Agora, em 2014, tenho muita pena por não ter disponibilidade para fazer novamente parte da equipa de voluntariado, diz Catarina Campos, que participou na área de Comunicação e imprensa. “Foi das melhores experiências que já tive, não só pelas tarefas que desempenhei mas todo o espírito envolvente”.

A jovem, agora trabalhadora, acrescenta ainda que “o Rock in Rio não é um festival e pretende exactamente descolar-se dessa imagem, destacando-se dos demais eventos de música”.” O Rock in Rio é exactamente isso: um evento de música. O ambiente e a energia do evento é óptima. As várias equipas que o organizam são como uma grande família unida pela paixão da música, de um ambiente descontraído mas cuidado e do voluntariado, claro”, conta.

Teresa Leitão também costuma participar na organização da Cidade do Rock lisboeta e distingue este festival dos restantes pela sua tranquilidade e ambiente familiar. Já Naiara Lima, jovem brasileira, olha para o evento como um incentivo ao intercâmbio entre os países: “Pessoas que conheceram o evento no Rio sentem-se compelidas a participar na versão portuguesa e vice-versa. Independentemente do conhecimento prévio do evento, o facto dos artistas serem de renome internacional também contribui muito para essa ligação”, refere.

O projeto de voluntariado surge através da parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Movijovem e a Better World.