Amigos, familiares ou colegas de trabalho que queiram praticar exercício físico podem encontrar a motivação de que precisam na “Spryou”. O primeiro passo é o registo no site e a criação de um perfil que vá de encontro às necessidades de cada pessoa. Em seguida, é só procurar atividades ou eventos conforme os gostos de cada um. Há ainda a possibilidade de ganhar recompensas, a nível virtual ou mesmo material de desporto.

24% dos portugueses são obesos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32% das crianças portuguesas têm excesso de peso. No que se refere aos adolescentes, 31% dos rapazes e 18% das raparigas excedem o peso ideal. No que toca à população adulta, 59,1% tem excesso de peso e 24% é obesa. Para André Félix, gerente da “Spryou”, os portugueses têm uma das taxas mais altas de sedentarismo da Europa e o objetivo desta iniciativa é combatê-lo.

Caminhadas, corridas, peddy-papers, aulas de dança, crossfit e sessões de treino pessoal são algumas das opções que vão estar disponíveis. A regularidade, o preço e o tipo de iniciativas vão depender das empresas promotoras. Além de exercício físico, os participantes também podem encontrar serviços ligados à área da saúde, como sessões de fisioterapia, consultas de psicologia ou nutrição.

A ideia surgiu em 2011, num empresa em Setúbal, mas só em fevereiro deste ano é que foi lançada uma campanha de crowdfunding para o arranque da plataforma. André Félix, gestor do projeto, diz que “a ação está a correr bem, mas não é prioridade”. Segundo o organizador, já há cerca de cem inscritos na comunidade que já participaram em algumas atividades e o feedback tem sido “muito positivo”.

No caso das empresas que queiram estabelecer parcerias com o projeto, há uma avaliação prévia, nomeadamente do currículo, para garantir a qualidade das mesmas. André Félix esclarece que esta “é uma oportunidade para as empresas divulgarem o seu trabalho”.

Numa fase inicial, as atividades só vão ser promovidas na grande Lisboa. Mais tarde, com o desenvolvimento, progresso e divulgação da “Spryou“, os promotores pretendem alargar as atividades a outras regiões do país.