Quatro anos depois, a CDU volta a propor à Câmara Municipal do Porto a atribuição do nome de José Saramago a uma rua na cidade invicta. A proposta do vereador da CDU, a que a Agência Lusa teve acesso, pede ao executivo atualmente liderado por Rui Moreira que recomende à Comissão de Toponímia (CT) dar o nome do único Prémio Nobel da Literatura Portuguesa a uma artéria do Porto, devido ao “importante contributo que José Saramago deu para a divulgação e o prestígio de Portugal e da Língua Portuguesa”.

Em entrevista ao JPN, Belmiro Magalhães, deputado na Assembleia Municipal do Porto pela CDU, destaca a grande injustiça aquando da recusa de Rui Rio ao pedido do partido, acusando o ex-presidente da CMP de sectarismo numa decisão que seria do interesse da cidade.

Belmiro Magalhães foi mais longe nas críticas a Rio, defendendo que este sempre teve uma atitude prepotente e arrogante, considerando que o facto de não ter aceite em 2010 o pedido da CDU revelou intolerância para com a obra de Saramago.

Apesar de se manterem na Câmara Municipal do Porto algumas figuras que estavam no mandato de Rui Rio, o deputado acredita que, à segunda tentativa, finalmente José Saramago terá direito a uma rua em sua homenagem no Porto.

Em 2010, a mesma sugestão havia sido feita pela CDU, mas foi reprovada pela coligação PSD/CDS liderada por Rui Rio, que argumentou de que a CT apenas aceita “nomes de cidadãos com ligação direta ao Porto”, criticando também a “postura de contorno intolerante” de Saramago. Para Belmiro Magalhães, este é um argumento sem sentido, pois relembra que durante o mandato de Rio, várias foram as personalidades sem ligação direta à cidade que foram homenageadas.