Benfica e FC Porto entraram em campo em vantagem na eliminatória da Liga Europa e com empates a duas bolas carimbaram o passaporte para os quartos-de-final. O destaque maior vai para os portistas, que jogavam fora e apenas levavavam uma vantagem de um golo para o “inferno” de San Paolo. O Nápoles, que a jogar em casa é muito forte (quatro vitórias em quatro jogos, na Europa), entrou bem, chegou ao golo por intermédio de Pandev e empatou a eliminatória.

O cenário não era o melhor para os “dragões”, até pelo momento instável que a equipa atravessa, mas com as mexidas de Luís Castro,o Porto melhorou e conseguiu a reviravolta. Novamente Ghilas a ser herói, tal como em Frankfurt. Quaresma foi o homem do segundo golo (e que golo!), que colocou o Porto com os dois pés na próxima fase. Até ao final, o Nápoles ainda empatou aos 92 minutos, mas o golo foi insuficiente para a formação transalpina.

Na Luz, o Benfica recebeu o Tottenham, depois de ter vencido em Londres por 3-1. Esperava-se que os “encarnados” trocassem algumas peças-chave do puzzle de Jorge Jesus. Isso verificou-se, mas o resultado não foi o esperado. Apesar de estar a vencer ao intervalo por 1-0 com golo de Garay, o Benfica apanhou um grande susto com a reviravolta dos ingleses para 2-1, com dois golos de Chadli, o que impulsionou o Tottenham para uma pressão final na tentativa de um golo que empatasse a eliminatória.

Quartos-de-final

O sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa, que se realizou nesta sexta-feira, ditou um encontro entre FC Porto e Sevilha e de Benfica com AZ Alkmaar.

Oblak salvou o Benfica várias vezes e pairou no ar o minuto 92 da época passada. Mas, desta vez, o desfecho foi diferente. Os “encarnados” é que marcaram nos descontos por intermédio de Lima, na cobrança de uma grande penalidade. Um pequeno susto para os comandados de Jorge Jesus e uma passagem com muito suor dos portistas, que agora são considerados os principais favoritos a vencer a competição, a par do campeão italiano, Juventus.

Por que não ganhar a Liga Europa?

O apuramento de FC Porto e Benfica para os quartos de final da Liga Europa não deixou os portuenses indiferentes. Por isso, o JPN saiu à rua para ouvir opiniões sobre as exibições das equipas portugueses, na segunda mão dos oitavos-de-final, bem como as previsões relativamente ao futuro de portistas e benfiquistas na competição.

Para Francisco Sousa, Luís Castro tem feito um bom trabalho na equipa azul e branca, por não ter medo de arriscar nos momentos-chave. Francisco não esconde ainda que seria interessante ver uma final lusitana na Liga Europa.

Nuno Moreira é um benfiquista confesso e, apesar do susto que os encarnados passaram frente ao Tottenham, afirma que a reação inglesa apenas se deveu a alguma desconcentração da equipa. Nuno defende que FC Porto e Benfica são outsiders e aponta Juventus e Lyon como principais candidatos à vitória na prova. Manuel Freitas reitera que, com Luís Castro, o FC Porto está a ter um rendimento melhor. Manuel relembrou o célebre gesto de Jorge Jesus após o terceiro golo do Benfica em Londres na primeira mão, para destacar que o Benfica podia ter sofrido as consequências desse ato no jogo do Estádio da Luz.