Mário Mouraz tem 25 anos, mas uma longa experiencia de vida. Já visitou mais de 35 países, fez voluntariado em África, escalou montanhas e ganhou o “Quem quer ser milionário”. No entanto, o que o distingue é mesmo o recente projeto que está a alcançar sucesso pelo mundo fora.

Tudo começou numa das muitas viagens de Mário Mouraz: “Estava na Índia, com um dos chamados guias tradicionais, quando segui a sugestão de tomar um suposto típico pequeno-almoço num restaurante”. O que encontrou não foi um local para vivenciar a cultura do país, mas sim um restaurante cheio de turistas ocidentais que em nada lhe agradou.

Foi assim que teve a ideia de criar estes guias que fogem ao tradicional. Guias que ajudam as pessoas a transformar simples viagens em “experiências muito mais autênticas e divertidas”.

O principal objetivo passa por “dizer a uma pessoa o que pode visitar para além dos roteiros turísticos”, o que comer ou mesmo aquilo que não interessa ver. Deste modo, permitir aos viajantes uns dias muito mais descansados, quase como se os acompanhasse na viagem, uma vez que dá conselhos que nenhum outro guia dá.

O caráter pessoal é o que distingue o projeto “Travel with Mario“, que nasceu em julho do ano passado. Depois de meses de investigação, o site foi lançado apenas há três semanas e só no primeiro dia teve 500 visitas ao site. Apesar de recente, já está a ter sucesso e conta com mais de 800 downloads.

Para já, Londres, Barcelona e Lisboa

Mário teve de se dedicar a cidades europeias e que conhece bem. Por agora, ainda só estão disponíveis guias para Londres, Barcelona e Lisboa. Até ao fim de 2014 pretende lançar três outros guias para cidades europeias: Roma, Paris e Berlim ou Madrid. No entanto, garante que, no futuro, quer partir para outras cidades do mundo.

Também nas línguas pretende inovar: o inglês é a única língua para já disponível. Até ao final do ano, serão lançados todos os guias em chinês, de modo a explorar este mercado em expansão. Espanhol, francês, português, russo e coreano são as apostas do futuro.

Os guias estão direcionados para um público jovem (dos 18 aos 35 anos). Mário teve isso em conta e garante que “não dá ênfase a luxos”. Recomenda, na maioria das vezes, hostels, hotéis económicos, restaurantes mais baratos, uma forma de viajar low cost, que normalmente agrada mais aos mais jovens.

Para quem quiser seguir os conselhos de Mário Mouraz, basta entrar no site, fazer download dos guias disponíveis em versão PDF e transferir para qualquer dispositivo. Está em fase de desenvolvimento uma aplicação mobile disponível brevemente.