O trabalho de um freelancer é muitas vezes visto como arriscado e inseguro, pois a carga de trabalho e o consequente rendimento económico podem ser diminutos. No entanto, permite uma liberdade de escolha maior no que toca ao local e horário de trabalho.

Fique a conhecer alguns sites que o podem ajudar a iniciar-se nesta aventura:

Elance: um dos melhores sites deste género, pois engloba áreas de trabalho muito diversificadas, desde a tradução até às finanças, passando pelo marketing, design ou programação.

Fiverr: nesta plataforma é possível vender trabalhos e/ou serviços a partir de cinco dólares (cerca de três euros e sessenta).

Freelancer: assume-se como o “maior mercado de terceirização do mundo” e conta com mais de dez milhões de utilizadores. O número de projetos alojados atinge quase os seis milhões e bastam uns minutos no site para se perceber como esse número cresce rapidamente.

Canadian Freelance Writing Jobs: publica diariamente um conjunto de trabalhos para os amantes da escrita, em regime de freelancer. Por vezes, indica também trabalhos para horários completos.

Guru: oferece centenas de pequenos trabalhos em áreas diversificadas. A maioria das tarefas centra-se no desenvolvimento de software.

oDesk: uma plataforma dedicada às tecnologias da informação e comunicação. Publica mensalmente cerca de cem mil novas ofertas de trabalho.

peopleperhour: como o próprio nome indica, a maior parte das ofertas aqui publicadas são pagas à hora. Os serviços de duração mais curta são pagos em montante único.

PitchMe: neste site estão alojados variadíssimos projetos (de cultura, moda ou mesmo ciência). O utilizador pode colocar lá os seus trabalhos à venda.

Problogger: esta plataforma oferece uma listagem de ofertas de trabalho, organizadas cronologicamente. Na sua maioria são trabalhos de escrita.

99desings: um site virado para o design, onde o utilizador pode publicar os seus trabalhos e esperar que surjam propostas pelos mesmos.