Os dias de chuva serviram de ponto de partida para o estudo da Universidade da Califórnia e de Yale. O objetivo era perceber se os sentimentos partilhados nos posts no Facebook influenciam a disposição dos amigos.

Depois da análise feita às mensagens publicadas por mais de 100 milhões de norte-americanos entre janeiro de 2009 e março de 2012, constatou-se que o sentimento transmitido na mensagem influencia quem a lê e pode mesmo criar uma cadeia de mensagens emocionais.

O Facebook colaborou neste estudo. Para proteger a privacidade dos utilizadores, a rede social não disponibilizou os dados de forma pública. Os investigadores utilizaram um sistema automático de análise de mensagens para que o conteúdo das mesmas não fosse revelado.

Um dia de chuva em Nova Iorque, por exemplo, faz com que sejam publicados mais de 1.500 posts negativos entre os utilizadores da cidade e cerca de 700 mensagens negativas entre os amigos que estavam noutras cidades. Mesmo que os resultados se tenham mostrado pouco significativos, a verdade é que a influência do clima está representada no estudo. Num dia de chuva as mensagens negativas aumentam 1,16% e o número de comentários positivos cai 1,19%.

Alegria vs Tristeza

Mas as mensagens com sentimentos positivos são mais contagiosas do que as negativas. Uma mensagem positiva resultou num aumento de 1,75% de posts positivos por parte dos amigos do autor da mensagem. Já as mensagens negativas geraram 1,29% de posts negativos. Os fins-de-semana e períodos de férias geram mais comentários positivos.

O estudo da Universidade da Califórnia e de Yale também mostrou que o número de comentários positivos tem um aumento no fim-de-semana e no período de férias.

Em declarações ao Wall Street Journal, James Fowler concluiu que “as pessoas não estão apenas a escolher aquelas com quem querem estar associadas, estão realmente a criar as suas ligações”.

Se os dias cinzentos são um problema para si e tem por hábito descarregar a tristeza da chuva em estados de Facebook devia pensar duas vezes. Há possibilidade de a sua publicação deixar os seus amigos mal humorados.