Conhecer metodologias, processos e ferramentas de gestão de projetos, fontes de financiamento e descobrir soluções low cost de ativação de startups. Um programa que não obriga ao uso da bata, mas que promete estimular uma atitude empreendedora por parte dos participantes.

Susana Alves, coordenadora do Departamento Científico, Empreendedorismo e Formação da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP), diz que a iniciativa faz todo o sentido numa altura em que os cientistas começam a pensar em montar os próprios negócios.

Uma resposta ao desinvestimento na investigação que não vai incidir apenas no “habitat” científico. Apesar de o evento ser aberto à comunidade em geral, são os estudantes de ciências que vão ocupar o maior número de cadeiras no anfiteatro. Num total de 30 inscritos, cinco ou seis já levam um projeto em fase de gestação, nomeadamente na área de biologia.

O programa Set Up Portugal vai lançar as sementes do empreendedorismo das 15h às 18h, a 26 de março. As inscrições estão a decorrer online e vão continuar abertas até à hora de início do workshop.