“Sonhar não chega, é preciso mais” é o mote que a Terra dos Sonhos lança com o objetivo de criar o Dia Nacional dos Sonhos. A ideia é assinalar este dia a 21 de maio, “na estação de todos os nascimentos e renascimentos”.

A Terra dos Sonhos é uma organização de solidariedade portuguesa, sem fins lucrativos e que realiza sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado e ainda crianças, jovens e idosos carenciados e com graves dificuldades financeiras.

A associação já fez tornar realidade mais de 500 sonhos, que vão desde viagens à Disney, um dia com Cristiano Ronaldo, com o Noddy ou uma simples bicicleta. Os familiares ou amigos dos “sonhadores” apenas têm de preencher um formulário. Assim que possível, o sonho será patrocinado por particulares ou empresas e o “sonhador” poderá desfrutar do desejo.

A petição conta, para já, com mais de 800 assinaturas. No entanto, são precisas pelo menos quatro mil assinaturas para que a proposta seja discutida no Parlamento. Mas a esperança não morre: “Se tivermos apenas mil, a petição já será publicada em Diário da República e poderá ser ouvida na Assembleia da República, caso assim seja internamente decidido”.

Terra dos Sonhos

A Terra dos Sonhos é uma organização inspirada no exemplo espanhol “Fundación Pequeno Deseo“. Nasceu em 2007 no Dia Mundial da Criança. O lema é: “Um sorriso vale tudo!”

Frederico Fezas Vital, presidente da Terra dos Sonhos, acredita na boa vontade e sensibilidade dos órgãos governativos: “A Terra dos Sonhos acredita que este é um sonho que se vai concretizar. Como acreditamos em todos os sonhos, desde que façam sentido para quem os sonham e tragam valor para a sociedade, não vemos, pois, como recusar um pedido destes”.

Na Terra dos Sonhos, o dia vai ser celebrado

Independentemente da decisão final tomada pelos órgãos políticos, a Terra dos Sonhos vai celebrar este Dia Nacional dos Sonhos, promovendo uma série de ações que se estenderão durante um período de dez dias, até ao 1 de junho (Dia Mundial da Criança) e dia do aniversário da organização.

Sem qualquer apoio governamental, a Terra dos Sonhos tem permitido a centenas de crianças voltar a sonhar. E para que mais alguns sonhos sejam realizados, a associação apela para esta petição, salientando que o dia será celebrado, apesar de estar “tudo no segredo dos deuses, porque a surpresa faz parte da alegria da descoberta e do impacto nas vidas das pessoas”.

A promessa é de que, com ou sem aprovação, o Dia Nacional dos Sonhos será celebrado e fica a esperança de uma grande divulgação da associação para que esta continue a tornar sonhos realidade.