Os portugueses fazem parte do top 3 dos países que menos exercício físico praticam na União Europeia. A conclusão é avançada pelo Eurobarómetro que fez uma sondagem a 28 mil pessoas entre novembro e dezembro do ano passado.

A sondagem revelou que 59% dos cidadãos da União Europeia ou nunca praticam ou praticam de forma muito rara exercício físico. À falta de exercício junta-se a baixa mobilidade. Cerca de dois terços dos europeus passam entre duas horas e meia e oito horas e meia sentados e 11% afirma que passam mais de oito horas e meia por dia sentados.

Mas por cá existem pessoas que querem ir contra esta tendência. Melissa Silva tem 22 anos e todos os dias vai ao ginásio. A estudante do último ano de mestrado integrado em Psicologia também participa em várias corridas e maratonas organizadas pelo Runporto.

Sofia Guerra é assessora e tem 41 anos. Desde nova que pratica desporto, mas a maternidade roubou-lhe algum do tempo que tinha para se dedicar ao exercício. “A partir do momento em que os meus filhos cresceram e que deixaram de ser tão dependentes de mim, eu comecei a ter mais tempo e decidi voltar. Comecei a caminhar, passados três meses senti necessidade de correr e comecei”, conta.

O desporto na Europa

A sondagem também mostrou que os países do Norte da Europa praticam mais exercício do que os do Centro e Sul. Os 70% de suecos que praticam desporto pelo menos uma vez por semana contrastam com os 78% de pessoas que nunca pratica exercício na Bulgária.

Gonçalo Miranda tem 20 e é estudante na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Praticar desporto foi uma forma de conseguir melhorar a concentração. Para Gonçalo a pouca prática desportiva deve-se à falta de infraestruturas e por uma questão de cultura. “O desporto é algo que tem de ser implementado logo no inicio da vida da criança. O ritmo de vida não é desculpa, o trabalho ou estudos não podem ser desculpa”.

Já José Silva tem 61 e corre há mais de 40 anos. Para o funcionário público, correr é um hábito que faz bem à saúde. José sempre gostou de praticar desporto e quando era mais novo jogava futebol.

Os portugueses e o desporto

Para Melissa, a prática de desporto varia consoante a faixa etária: “Acho que as pessoas entre os 20 e os 30 anos são mais dedicadas ao desporto e à prática de uma vida saudável. Depois encontram-se as pessoas mais velhas, com mais de 45 anos, que também começam aos poucos a praticar atividade. Nas outras faixas etárias vê-se muito desleixo”, afirma.

Mas os hábitos de atividade física dos portugueses estão a mudar. Sofia diz que cada vez mais vê um maior número de pessoas a correr ou a caminhar: “Já reparei que já muitas mais pessoas a praticar desporto, o que era uma coisa que não acontecia há uns anos”. José Silva concorda com Sofia: “Quando eu comecei a correr chamavam-me maluco, mas agora está na moda”, garante.

As soluções apontadas para uma maior prática desportiva passam pela criação e melhoria de infraestruturas. Mas para Gonçalo, a principal responsabilidade fica a cargo dos pais, “é necessário que os nossos adultos ensinem os mais novos pelo exemplo”. Melissa concorda e diz que deviam existir “um maior dinamismo e número de atividades que envolvam pais e crianças e se calhar uma maior sensibilização para a pratica desportiva”.

Estas opiniões contrastam com o inquérito europeu realizado pelo Eurobarómetro. A última sondagem foi feita em 2009 e, cinco anos depois, o número de portugueses que não pratica qualquer tipo de exercício subiu de 55% para 64%.